Vendas – o Marketing de Conteúdo pode te ajudar

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Vendas – o Marketing de Conteúdo pode te ajudar

Você há de convir que a arte das vendas não é pra todo mundo. Não são todas as pessoas que tem facilidade em se comunicar e interagir com os outros. Quando falamos então de vendas mais técnicas e de maior complexidade, aí que “a porca torce o rabo” mesmo.

Trabalhar com vendas técnicas ou complexas sai fora do cenário comum, no qual o cliente vai na loja já sabendo o que quer, ou pelo menos já tem uma boa ideia do que quer comprar. Portanto, vendas técnicas necessitam de mais estratégias, desse modo a abordagem deve ser diferente aplicando-se metodologias específicas.

Organização e planejamento

Entretanto, ter um site bem elaborado e preparado para usarmos essas técnicas é o ponto de partida para ações na internet. Não basta ficar dependendo só das redes sociais para divulgarmos os nossos produtos. O ponto primordial antes de começar a se pensar em ações de marketing e vendas mais direcionadas, é estar com a casa em ordem. 

E o que significa estar com a casa em ordem? 

Além de estar com um site preparado e pensado para divulgação e monitoramento, as nossas redes sociais devem estar organizadas, padronizadas em termos de comunicação e objetivos definidos. Não devemos nos preocupar somente com as vendas em si. Devemos pensar em educar o consumidor, para que estejam preparados em adquirir os produtos do seu negócio. E sem dúvida, é nesse ponto que as empresas, na fome por querer vender, acabam se perdendo.

Precisamos de planejamento e estratégias na identificação dos clientes com a marca, para que se encantem e assim comprem.

O Marketing de Conteúdo é uma excelente ferramenta que, certamente pode te ajudar a potencializar as suas vendas.

Vendas, problemas, as dores do cliente

Uma ferramenta bastante empregada hoje na captação de potenciais consumidores é o funil de vendas. A primeira etapa deste funil é justamente onde as pessoas descobrem os seus problemas. Neste ínterim a consultoria de vendas precisa levantar dados com o cliente, analisar o que há de errado com ele para que em seguida possa oferecer uma solução.

O objetivo deste funil nada mais é do que a captação de clientes, os tão falados Leads.

Leads são os consumidores com potencial de compra, que apresentam algum tipo de interesse nos seus produtos ou serviços. São encontrados no topo e no meio do funil de vendas. 

Para dar andamento até que cheguem no final do funil de vendas, há uma necessidade maior de se saber conduzir os potenciais consumidores na direção certa. Para que cheguem ao final do processo e realmente se tornem verdadeiramente clientes, comprando o seu produto.

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Mostre quais são as suas soluções

O Marketing de Conteúdo entra como a principal fonte de auxílio aos problemas dos seus potenciais consumidores. Através de diversos tipos de publicações, indo de posts do Instagram, conteúdos de blogs (importantíssimo) a vídeos no Youtube. Podemos abordar diversas soluções para determinados tipos de problemas. Tais conteúdos podem ser vistos como uma maneira de educar o seu consumidor, da mesma forma orienta e esclarece dúvidas, direcionando para uma solução que você tem, e como resultado realizar a venda propriamente dita.

O Lead, uma vez que se mostra interessado, pois já consumiu o seu conteúdo (estágio intermediário do funil), avaliou as alternativas mais viáveis à sua solução, precisa ser orientado para que ele realmente finalize a compra.

Vamos ilustrar com um exemplo de uma venda mais específica

Um motociclista, consumidor em potencial, está interessado em comprar roupas específicas e equipamentos de segurança, tais como capacete, luvas, botas e etc. Ele pretende fazer uma viagem longa de moto em suas férias e precisa se equipar melhor. 

Eu, que sou proprietário de uma loja que vende roupas e acessórios para motociclistas, através das minhas publicações na internet, diversos consumidores podem chegar na minha loja. 

Esse motociclista decerto pode ter assistido aos meus vídeos no Youtube ou leu algumas das minhas publicações no blog da loja, posts sobre avaliações, opiniões de clientes, comparativos sobre produtos e demais novidades. Entenda que neste exemplo eu não estou levando em consideração os detalhes e estratégias aplicadas nas campanhas e ações na internet. Dessa maneira o consumidor encontrou o meu conteúdo e foi direcionado para o meu funil de vendas.

  • Topo de funil: “Precisamos conversar sobre os equipamentos de segurança fundamentais para se fazer uma viagem longa de moto”;
  • Meio de funil: “Motociclista, confira aqui 8 dicas para descobrir qual a sua bota ideal para viagens longas”;
  • Fundo de funil: “Veja o nosso comparativo das 5 melhores botas para viagens com terrenos variados” – sendo que estas botas eu tenho na minha loja.

Agora é só correr para das vendas

Quando o consumidor chega na parte final do funil, ele já identificou o problema que tem e já consumiu o seu conteúdo, encontrando a solução para ele.

O Marketing de Conteúdo trabalha estratégias para a geração de Leads, atingindo consumidores, promovendo um relacionamento com eles para que sejam convertidos em clientes.

Identifique onde seu Lead está, qual o posicionamento dele dentro do funil. Se ele acabou de consumir o seu conteúdo de topo de funil, certamente este Lead ainda não está pronto para consumir o seu produto. Agora, se ele já consumiu o conteúdo final do funil, então é hora da sua equipe comercial conversar com esse consumidor.

Tenha em mente que construir relacionamentos não acontece da noite pro dia. É um processo de médio a longo prazo, e o Marketing de Conteúdo entra como ferramenta de educação ao consumidor, devendo ser empregado com constância e consistência em seus conteúdos. Pode e deve ser utilizado de forma integrada em ações e estratégias complementares. E nunca, nunca deve ser subestimado.

Esperamos ter te ajudado. Se gostou comente, compartilhe e deixe aqui a sua opinião.
Até a próxima!

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