REDES SOCIAIS – 5 Dicas para o seu negócio
Eu sei que você vai me dizer que já está pra lá de acostumado a utilizar as redes sociais, seja pra conversar com os amigos, relacionamentos, notícias ou até mesmo já acompanha e segue algumas marcas. Então pra quê utilizar uma pessoa ou até mesmo contratar uma agência para publicar posts e cuidar do seu Instagram? Você já sabe fazer tudo isso.
Pense que o uso corporativo das redes sociais vai muito mais além, do que simplesmente publicar alguns posts aqui e ali no mês. Decerto, para um engajamento maior, é necessário publicações constantes, comprometimento, planejamento, técnica, muito empenho e dedicação. Há a necessidade de se ter uma equipe focada e dedicada na produção de conteúdos, na parte técnica do negócio, no gerenciamento das suas campanhas, bem como planejar e produzir o dia-a-dia das publicações.
Outro ponto fundamental, não confunda redes sociais com marketing digital. Certamente as redes sociais fazem parte do marketing digital, porém este é infinitamente mais abrangente, englobando ações em outras plataformas. Sem dúvida iremos abordas mais conteúdos aqui, em outros posts.
Como despontar o meu negócio nas redes sociais?
1- Planejamento
Se você quer fazer algo diferente, que tenha mais a cara do seu negócio, então planeje. Em primeiro lugar, estipule a quantidade ideal de posts que serão produzidos, seja diariamente ou semanalmente. Analise a sua capacidade produtiva, se os assuntos que serão abrangidos são interessantes para serem publicados e de qual modo devem ser apresentados ao público. Portanto, você deve encontrar a quantidade de publicações ideais, para que desse modo não venha a sobrecarregar o seu público com postagens irrelevantes e sem sentido.
Veja quais são os horários e os dias da semana que o seu perfil tem mais acessos, dessa maneira organize um calendário de publicações baseados nesses acessos. Seu calendário pode ser semanal ou mensal, ou até mesmo diário, de acordo com a dinâmica do seu negócio. Organize os conteúdos em horários e dias das publicações, desta forma você consegue produzir de modo mais rápido e efetivo. Há ainda a possibilidade de que você possa deixar as suas publicações agendadas para um determinado período, contudo não abuse deste recurso para que o seu engajamento não diminua.
2 – Se adeque a linguagem do seu público
Conheça o seu público e desenvolva um estilo de linguagem para poder interagir com ele. Atualmente muitas empresas desenvolvem um “manual de linguagem e conduta” para ser aplicado nas redes sociais.
Você sabe se o seu público é mais jovem ou mais maduro, se é mais feminino do que masculino? Como que você irá lidar nas redes sociais ao receber comentários negativos? E qual o padrão de respostas que você irá utilizar para conversar com as pessoas? Todos esses detalhes você tem que considerar para interagir com o público. Já pensou nisso?
3 – Publique qualidade, acima de tudo
A primeira coisa que temos que ter em mente é a qualidade do material publicado. Será que as suas publicações são interessantes e fazem com que as pessoas se interessem pelo assunto?
Você deve organizar o seu conteúdo por temas, isso é fundamental. Veja qual o assunto que irá abordar durante a semana para que as coisas não fiquem cansativas e repetitivas. Por exemplo: todas as segundas-feiras você pode aplicar uma enquete para o seu público, ou todas as sextas-feiras você pode soltar um conteúdo para que as pessoas reflitam no final de semana.
Haja tempo e criatividade para elaborar conteúdos para as redes sociais que não sejam repetitivos e cansativos para as pessoas.
Tome cuidado com imagens que tenham direitos autorais. Algumas imagens podem ser usadas livremente, desde que citadas as suas respectivas fontes, outras não. Procure um banco de imagens gratuito ou assine um plano banco de imagens, há planos avulsos, mensais e anuais, é mais garantido e seguro.
4 – Criatividade
Em primeiro lugar devemos pensar na sua identidade, o seu conteúdo deve ser autoral, não adianta ficar copiando conteúdo alheio, isso só vai te prejudicar. Desenvolva a cara do seu perfil, bolando conteúdos que reflita a sua personalidade e a realidade de seu negócio. Nunca aborde um assunto que não compreende ou que trate de forma superficial. Os conteúdos do seu perfil devem ser do seu domínio e entendimento, você deve ter autoridade sobre os assuntos abordados nas publicações. Estudar e pesquisar faz parte da rotina de trabalho para desenvolver conteúdos de qualidade. Por isso escolha nichos que sejam do seu entendimento e que goste lidar.
Explore diferentes formatos de posts. Isto é importante e ajuda a sair do lugar comum, tais como posts de imagem única, carrossel de imagens, apresentação multimídia, vídeos, etc.
O processo criativo e elaboração de artes de qualidade nos posts também ajuda atrair a atenção das pessoas. Contrate um bom designer, certamente ele faz a diferença. Sem dúvida isso fará que o seu perfil nas redes sociais saia da mesmice.
5 – Invista em posts patrocinados
Este tópico é dedicado a você que tem um escorpião morando dentro seu do bolso (risos…). Você quer alcançar o seu público e obter resultados desejados para o seu negócio nas redes sociais? Então invista em posts patrocinados e impulsione suas publicações.
Impulsionar um post não é apenas clicar no botão “impulsionar”, envolve estratégia, conhecimento técnico, planejamento e mensuração dos dados.
Você pode traçar vários objetivos para o seu negócio, como: alcançar um público, engajar nos posts, conseguir mais seguidores, aumentar o seu tráfego direcionando para um site, aumentar as conversões numa loja virtual, etc.
Com essas cinco dicas em mãos, você pode começar a dar os seus primeiros passos nas redes sociais. Vamos te deixar um brinde para que você possa usar algumas ferramentas gratuitas para utilizar no seu perfil. Escolha a ferramenta que mais seja relevante para o seu negócio e divirta-se!
Esperamos ter te ajudado. Até a próxima!