Loading...

Artigos

Conceitos, tendências, idéias, um pouquinho de tudo que entra e sai da nossa caixola.

19 Ago

O seu site está preparado para o Mobilegeddon?

19/08/17    
O seu site se adequa aos diversos formatos de celulares? Se a resposta é não, então prepare-se, pois ele pode estar com os dias contados, pelo menos ao que se refere ao tráfego que chega pelas ferramentas de busca.

Mobilegeddon nada mais é do que a união das palavras Mobile + Armagedon. Este conceito não é algo novo, foi anunciado pela companhia de Mountain View em 21 de abril de 2015. Foi como batizaram a atualização dos algoritmos de busca do Google em pesquisas feitas a partir de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Com estas alterações, os sites que não possuírem uma versão amigável aos mobiles terão o seu ranqueamento prejudicado nas pesquisas realizadas na plataforma, indo para as últimas posições no buscador.

Se por um lado a mudança prejudicou quem ainda não se adaptou ao mundo portátil, por outro privilegiou quem fez a lição de casa e possui uma versão específica para quem acessa sua página com dispositivos mobile.

Google, uma melhor experiência de busca


O foco do Google é propiciar a melhor experiência de busca ao usuário. Evoluímos da “engenharia de busca” para era da “experiência de busca”. Todo mundo quer acessar conteúdos na internet de forma rápida e intuitiva, dentro da melhor experiência possível em seus gadgets.

É fundamental que o seu site hoje possa oferecer esse tipo de experiência às pessoas, e para tanto ele tem que estar adaptado ao mobile. O acesso às informações tem que ser conseguido em poucos cliques, e ter um site adaptado é uma obrigação para que as empresas possam disputar o seu ranqueamento nas primeiras páginas das pesquisas.

Quanto mais tempo você esperar para aderir a estas mudanças, piores serão os resultados futuros das suas estratégias de marketing digital.

Veja quais caminhos a seguir

1 - Sites Mobiles

São sites direcionados a celulares e demais dispositivos móveis, são uma segunda versão do site para desktop.

Aspectos positivos:


  • Pode ser personalizado para usuários móveis
  • Deve ser a versão mais amigável do seu site para celulares e outros dispositivos móveis
Pontos desfavoráveis:

  • Maior manutenção em sua estrutura, mais que em sites normais
  • Maior tempo e custos para atualização de conteúdo, pois temos que considerar a versão desktop e a mobile
  • Possibilidade de sofrer grandes modificações em sua estrutura, visando acompanhar futuros lançamentos de navegadores
2 - Sites Responsivos

Os sites responsivos são aqueles que tem sua estrutura desenvolvida para se adaptarem aos diferentes tipos de telas sem que haja distorção em seu conteúdo. Sua construção é mais complexa e seu custo é mais elevado para ser produzido.

Aspectos positivos:


  • É um site de estrutura bem flexível, possibilitando o seu funcionamento nos mais diversos tipos de dispositivos móveis, adaptando-se aos diversos tamanhos de tela
  • É a configuração recomendada pelo Google
  • O investimento em seu desenvolvimento compensa o baixo custo de manutenção no caso de surgimento de novos navegadores
Pontos desfavoráveis:

  • Investimento inicial mais elevado
  • Podem surgir erros na conversão para outros formatos
3 – Utilização de Plugins

Para quem tem o site feito em wordpress o WP Touch é o ideal para transformar o seu layout num formato alternativo, exibindo uma interface leve para que os visitantes utilizem de dispositivos móveis para visualizar o seu site. Esta é uma boa opção para que você entre na era do Mobilegeddon.

Aspectos positivos:


  • Painel administrativo nativo
  • Utilização de templates
  • Possibilidade de monetizar a versão mobile com anúncios
  • É gratuito para um único template
Pontos desfavoráveis:

  • Configura somente a parte do Blog, pulando a home page
  • Para opções avançadas é necessário pagar
  • Precisa adicionar Bots de Mobile manualmente
Outro plugin interessante é o Duda Mobile, que faz a conversão de páginas desktop para a versão mobile.

Aspectos positivos:


  • Otimiza praticamente todos os elementos dispostos na página
  • Sincroniza as atualizações do site para a versão mobile
  • É compatível com os principais smartphones (iOS, Android, BlackBerry e Windows Phone)
  • Possui um plano básico gratuito e funciona em qualquer navegador
Pontos desfavoráveis:

  • A versão gratuita fica com o logotipo do plugin fixado na barra superior
  • Poucas opções limitadas para a versão gratuita
  • Complexidadade na utilização do painel para montar o site mobile
Quer ser competitivo e aproveitar o que os recursos e a tecnologia tem a oferecer para ajudar o seu negócio prosperar? Então é necessário acompanhar esses updates e se adequar aos formatos atuais, caso contrário o seu público irá se engajar cada vez menos e suas ações poderão cair num vácuo, trazendo pouco ou nenhum resultado para a sua empresa.


 

Sobre o autor

Adriano Vidoretto

Formado em Administração de Empresas pela FMU, Fotografia pelo Senac e Design Gráfico pela Escola Panamericana de Artes. Multidisciplinar e especialista em marketing digital, cria produtos e desenvolve serviços nas áreas digital e impressa. Tem paixão e dedicação pelo que faz, auxiliando na comunicação de pequenas e médias empresas.

Comentários

Deixe um comentário