Loading...

Artigos

Conceitos, tendências, idéias, um pouquinho de tudo que entra e sai da nossa caixola.

05 Fev

Como evitar problemas com direitos autorais no uso de imagens.

05/02/18    
A maioria das pessoas pensam que, se uma imagem está na internet então ela é livre para ser usada sem problemas. Pensar assim é cometer um erro grave.

Processos judiciais envolvendo o uso indevido de imagens existem, por isso é bom tomar cuidado e contratar uma agência ou profissional experiente da área para evitar que isso venha a acontecer.

Aqui na VDTA Comunicação Integrada buscamos trabalhar com bancos de imagens, e quando necessário, as produzimos para que sejam originais, atendendo a necessidade de cada campanha.

O cliente tem que ter em mente é que cada fotografia é uma obra, e como tal, é protegida pela lei de direitos autorais. Caso o fotógrafo ou agência encontre um trabalho seu, usado sem autorização prévia, poderá abrir um processo judicial contra quem utilizou o respectivo trabalho.

Não basta pegar no Google

Pensar que é só buscar no Google, encontrar aquela imagem bonitona para aplicar no seu projeto é um mito. Boa parte das imagens possuem direitos autorais e é necessário tomar cuidado. Por isso, sempre prefira a orientação de uma agência ou um profissional da área, para que possam oferecer soluções evitando problemas futuros.

Trabalhando com Bancos de Imagens Profissionais

Um forma de trabalhar de modo correto é recorrendo a bancos de imagens profissionais, neles você poderá adquirir qualquer imagem, comprando o seu direito de uso e aplicação em seu projeto.

É importante salientar que o valor pago pela imagem se refere ao direito de uso apenas. Não significa que esta imagem lhe pertence, outras pessoas ou empresas também poderão utilizar a mesma imagem em seus projetos se também comprarem o direito de uso. Para evitar que isto ocorra, seja criativo e original na hora de escolher as imagens para o seu projeto.

Trabalhe com consciência e evite problemas futuros na hora de utilizar uma imagem de forma indevida!

Conheça algumas nomenclaturas na hora de procurar a sua imagem

Creative-Commons: tem várias modalidades para a utilização das imagens, tais como uso comercial, não comercial, com ou sem modificações, etc. Porém todas as imagens necessitam que os créditos do autor da foto sejam citados.

Royalty Free: as imagens são sem direito de uso controlado, podem ser gratuitas ou pagas, empregadas em projetos comerciais sem a necessidade de citação dos créditos do autor.

O conteúdo sobre direitos autorais é bem extenso, mas o mais importante é que você pesquise sobre o assunto e esteja ciente sobre os tipos de licenças para utilização de imagens.


Sobre o autor

Adriano Vidoretto

Formado em Administração de Empresas pela FMU, Fotografia pelo Senac e Design Gráfico pela Escola Panamericana de Artes. Multidisciplinar e especialista em marketing digital, cria produtos e desenvolve serviços nas áreas digital e impressa. Tem paixão e dedicação pelo que faz, auxiliando na comunicação de pequenas e médias empresas.

Comentários

Deixe um comentário